Alho

O alho, do género allium sativum,  é uma planta perene composto por vários bolbos (a cabeça com os vários dentes de alho),  que cresce abaixo do solo e é primo da cebola. Cultivado e disponível praticamente durante o ano todo, o alho é utilizado em vários tipos de cozinhas em todo o mundo.

 

O alho é rico em vitamina B, C, e manganês, mas é no princípio ativo do alho – a alicina, que é a responsável pelo odor e sabor forte que lhe é característico-  que carrega a maior parte dos benefícios para a saúde. O alho funciona como um antibiótico, antifúngico anti-viral e anti-histamínico natural. Estas propriedades faz com que ajude a combater infeções seja por fungos, bactérias e vírus e a reforçar o sistema imunitário. Esfregando um dente de alho diretamente no local da infeção ou ingerindo ajuda a eliminar parasitas no intestino, por exemplo.

 

Estudos têm vindo a demonstrar  que utilizar o alho em grandes concentrações tem sido associado ao melhoramento da circulação sanguínea, melhoramento dos níveis de colesterol e pressão arterial fazendo reduzir o risco de sofrer de doença cardiovascular.

Além de ser uma excelente alternativa como substituto do sal, pois dá sabor e condimento ao cozinhados.

De modo a aproveitar todas as suas propriedades, recomenda-se que seja ingerido cru e macerado – é no processo de maceração que são libertados os compostos.

No momento da compra escolha os bolbos firmes e secos sem fissuras e conserve por um prazo de 1 mês em local escuro, fresco e seco.

 

Joana R. Lewis

Nutricionista Estagiária

Membro Estagiária da Ordem 2036NE

 

Referências:

*BDA factsheets (https://snaped.fns.usda.gov/seasonal-produce-guide/garlic, acedido a 10 Agosto de 2017);