Chá - Preto, Verde, Branco e Vermelho

O chá provém da planta Camellia Sinensis, que consoante o seu processo, pode originar 3 tipos diferentes de chá - Preto, Verde e o Oolong, onde se incluem também o chá Branco e o Vermelho.

Estudos têm demonstrado o efeito positivo da relação entre o consumo de chá e certas doenças, estando relacionado com a presença de catequinas e polifenóis, que têm efeito inibidor da proliferação da bactéria responsável pelo aparecimento de muitas úlceras e infeções gástrica, promovendo assim uma boa saúde oral, do estômago e do intestino.

 

*Chá Preto

O chá preto contém cafeína, é o chá mais rico em antioxidantes polifenóis e alguns nutrientes. Várias investigações apontam este chá como uma bebida importante no combate às doenças cardiovasculares reduzindo a pressão arterial, colesterol (LDL em 6 a 10%,) e ainda AVC.  

 

*Chá Verde

O chá verde tem inúmeros benefícios para a saúde. Contém mais antioxidantes simples que o chá preto. Conhecem-se benefícios ao nível do fígado devido às suas capacidadese poder de atuar nas células malignas de certos cancros. Ainda tem efeitos ao nível da perda de peso, tendo um poder termogénico, ou seja, aumenta o metabolismo.

 

*Chá Branco

O chá branco, tem um ótimo sabor, mais suave, quase que adoçicado. Não contém cafeína.  Melhora a tolerância à glicose, o que pode traduzir-se num benefício para diabéticos. Estudos mostram que o extrato de chá branco combate bactérias, fungos e vírus no organismo que causam infeções e pneumonias. É um chá feito de folhas jovens com uma elevada concentração de catequinas, um antioxidante de combate várias doenças.

*Chá Vermelho

Também chamado de Rooibos, o chá vermelho não contém cafeína logo contém uma dose baixa de taninos, sendo uma boa opção para pessoas que têm essa restrição. De sabor suave e adocicado, este possui uma grande quantidade de minerais e propriedades digestivas ajudando a melhorar alguns problemas associados a este. Tem ainda propriedades antioxidantes e diuréticas.