Chocolate

O cacau, principal constituinte do chocolate, é extraído do cacaueiro, cultivado pela primeira vez há mais de 4000 mil anos, pelas civilizações Maia e Azteca. A diferenças que existe nos vários tipos de chocolate resultam das diferentes concentrações de cacau na sua composição.

 

O chocolate contém um elevado valor energético, em média cerca de 469 kcal por cada 100 gramas, alguma quantidade de gordura saturada e açúcares. No entanto contém um elevado teor em polifenóis e minerais como o potássio, fósforo e magnésio, apresentando numerosos benefícios para a saúde.

 

 Nutricionalmente:

  • O chocolate contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito estimulante quando consumido ajudando na concentração mental.
  • Os grãos de cacau são ricos em flavonóides, estes têm uma actividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente proteger o corpo contra as agressões do dia a dia.
  • Os minerais como o fósforo e o magnésio,são importantes na formação e saúde dos ossos e dos dentes.
  • O aminoácido triptofano que está presente no chocolate origina serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade, da sensação de prazer e de bem-estar.

 

Algumas dicas:

*Escolher sempre a opção com mais cacau possível, ou seja o chocolate negro, pois será mais puro logo mais natural;

*Escolher opção sem açúcares misturados, mesmo adoçantes;

*Saborear lentamente na boca, deixando que a sensação de prazer seja libertada;

*Se comer, opte por comê-lo no final de uma refeição – pois evita aumentar o açúcar no sangue de repente;

* É considerado uma porção: entre 10 e 25 gramas, ou seja cerca de 1 a 2 ‘quadradinhos’ de uma tabelete, uma ‘barrita’ ou um bombom.

Sempre bom relelmbrar que o consumo de chocolate deve ser moderado e integrado num estilo de vida ativo e saudável, associado a uma alimentação completa, variada e equilibrada.

 

Joana R. Lewis

Nutricionista Estagiária

Membro estagiária da ordem 2036NE

 

Referências:

  • INSA. Tabela da Composição de Alimentos (TCA), 2006.
  • APN – 5 questões sobre o chocolate.