Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física, realizada no meio aquático, ao som de música e coreografia orientada por um professor. Possuindo um conjunto de benefícios, tais como, ausência de impacto, proporciona um maior fortalecimento muscular (devido ao facto da água ser mais densa que o ar), maior aumento do consumo energético num menor espaço de tempo, do que os exercícios realizados no meio terrestre, com uma consequente melhoria da capacidade cardiorrespiratória. 

Para a prática desta atividade, aconselha-se, que a temperatura da água esteja entre 25o a 30o, se por um lado a temperatura estiver muito baixa, poderá ocorrer uma diminuição das funções metabólicas, e por outro se estiver demasiado elevada, ocorrerá um sobreaquecimento corporal.

Esta atividade é direcionada, para qualquer pessoa ajustando-se de acordo com, idade, sexo, altura, etc. Muitas aulas já utilizam diversos materiais tais como, halteres, (vulgarmente denominados também por esparguetes), caneleiras, steps, cintos para a prática de hidrodeep (exercícios realizados na zona sem pé, que implica mais trabalho, a nível do core). 

Face às vantagens da modalidade, à variedade possível de aulas, à possibilidade da sua prática ao ar livre. Esta atividade acaba assim, por ter imensa procura nos dias de hoje.

Quem já pratica?

 

Texto com colaboração com o Professor Miguel Santos