Natação

Queremos que saiba quem, onde e quando pode praticar Natação.

Para isso fui falar com um especialista na área e fazer-lhe as perguntas que todos quem saber.

Quais as vantagens/benefícios da natação?

Os benefícios que a natação oferece ao corpo que contacta com o meio aquático, são variadíssimos! Assim, podemos destacar alguns dos mais gerais como:

·  Saúde articular - todos os movimentos articulares rotacionais, sem tensão e sem impacto, estimulam a produção e renovação dos líquidos sinoviais (presentes no interior das articulações), o que constitui uma base importante para a regeneração de cartilagens e controle de inflamações articulares e peri-articulares;

·  Proporciona Equilíbrio Muscular e Postura - Sendo um meio totalmente diferente do meio em que vivemos, a água oferece-nos uma panóplia de experiências corporais que nos obriga a trabalhar qualidades físicas, como o equilíbrio, a coordenação, o ritmo, a respiração, a postura, entre outros. Neste "jogo interativo", a nossa adaptação é constante, o que nos obriga a ajustes tónicos constantes, fazendo trabalhar todos os grandes grupos musculares, o que faz da natação, um desporto muito completo.

·  Melhora a capacidade aeróbia - O controlo da respiração na água, é fundamental. Períodos de apneia podem ser desenvolvidos, no entanto, na natação, a aprendizagem e adaptação ao meio aquático, visam minimizar esta dificuldade, ao ponto de estarmos tão bem adaptados, que consigamos mantém uma respiração constante e tão "normal", quanto em seco. No entanto, a adaptação é evidente e as necessidades criadas, levam a que o corpo humano melhore a sua capacidade aeróbia, o que se traduz, a longo prazo, num melhor aproveitamento de oxigénio, a todos os níveis.

·  Melhora a Circulação - o corpo em contacto com a água, é sujeito a uma pressão constante, o que só por si influencia, a dinâmica de circulação de fluídos do nosso corpo. As constantes solicitação globais a que somos sujeitos no movimento em meio aquático, vão promover o trabalho muscular constante, o que faz com que o retorno venoso se processe de forma facilitada e exponêncie a circulação linfática. A circulação sanguínea arterial, vai beneficiar de todos estes factores, pois fica mais facilitada, dando-se uma melhoria significativa no transporte de nutrientes e oxigénio para as células, músculos e órgãos.

·  Promove força e flexibilidade muscular – Existem várias modalidades e várias actividades aquáticas. Em todas elas se consegue realizar trabalho diferenciado e especializado. Na Natação pura, para a preparação dos atletas, os treinadores conseguem proporcionar um leque variadíssimo de estímulos, que provocam no praticante, respostas motoras completíssimas, o que faz com que todas as qualidades físicas sejam trabalhadas em treino. A natação, como desporto cíclico e sem impacto, continua a ser a rainha das modalidades, no que diz respeito à saúde dos atletas, onde, mesmo em alta competição, as lesões dos atletas são diminutas.

·  Ajuda na recuperação de lesões – Como na água o impacto é mínimo, ou nulo, este constitui o meio ideal de base para a reabilitação. Todas as lesões osteo-articulares, musculares, neurológicas e posturais, ou deficiências congénitas ou adquiridas, têm na água, um meio com um potencial enorme para a reabilitação, pois, neste meio, com a ajuda de alguns materiais, conseguem-se realizar trabalhos completíssimos de empowerment de todas as qualidades físicas (Força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e ritmo).

·  É para todas as idades – dos 6 meses, aos 100 anos, toda a gente deveria ter experiências em meio aquático, nem que fosse apenas pelo bem-estar que a água nos provoca.

·  Requer maior gasto de energia – O gasto energético ou calórico é exponênciado na água, pois a cada milissegundo, os nossos músculos, em conjunto com com o sistema nervoso, realizam ajustes tónicos, necessários ao movimento harmonioso na água, pois neste meio a estabilidade do alinhamento dos segmentos, é instável.

 

Modalidades complementares, existem?

Sim, a água é um meio onde podemos experienciar um sem fim de experiências físicas, que passam pelas áreas desportivas, do fitness, da saúde e do lazer.
 
São modalidades específicas da natação: Natação pura, natação adaptada, Polo aquático, saltos para a água e a natação sincronizada.
 
As actividades que são desenvolvidas nas piscinas são: hidroginástica, hidrobike, correção postural, reabilitação física, hidrosénior, hidrodeep, hidropower, hidroterapia, tai-chi aquático, natação para grávidas, natação para bebés, mergulho, apneia, hóquei sub-aquático, tiro Sub-aquático, pesca desportiva,
Powersiwm e inúmeras actividades do espectro dos SPA.
 

Qual o tempo médio de treino?

As aulas de natação podem ser de 30 a 45 minutos.

As restantes modalidade (hidroginástica, hidrosénior, hidrodeep e hidrobike) em água variam sempre entre 30, 45 a 60 minutos.

Quando falamos em aulas/treinos, ou seja, modalidades em água para atletas (Pólo Aquático, Natação Sincronizada, Saltos para Água, equipas de Natação e Natação Adaptada) o tempo de treino pode chegar às 2horas e meia por sessão.

Que material é necessário para praticar a modalidade?

Para praticar natação, apenas é preciso um fato de banho e uma touca.

Todos os outros materiais, constituem uma base de trabalho específico, para maior capacidade de “resistência” à água, para maior flutuação, respiração, propulsão, etc.

A quem se destina a natação?

A natação e suas modalidades, são indicadas para pessoas dos 6 meses aos 100 anos.

A natação é só para o verão? O que dirias para incentivares alguém a vestir o fato de banho em Janeiro?

Todas as piscinas são aquecidas, climatizadas e vistoriadas frequentemente, para que tenham todas as condições para a sua utilização, 12 meses por ano. Assim, as condições são ótimas em qualquer mês do ano.

A natação prepara-nos para que situações do nosso dia-a-dia?

A natação permite-nos dominar o nosso corpo num meio que não é o nosso. Assim, para além de toda a linguagem e aprendizagens que adquirimos em piscinas, as aprendizagens são transferíveis para o mar, dotando as pessoas de meios e métodos que lhes permite tirar o máximo partido deste meio.

Podemos também evitar muitas situações aflitivas de afogamento, se dominarmos o meio aquático. Principalmente as crianças, devem desde cedo iniciar as aulas de natação, para este meio se torne familiar desde cedo, evitando muitas situações desagradáveis.

 

Entrevista a Rui Gama

- Treinador de natação adaptada do Sporting Clube de Portugal

- Osteopata

- Técnico Sup. Reabilitação

- Massagista de Recuperação