Puxador dorsal à nuca - Sim ou Não?

Um dos erros que presencio mais frequentemente na sala de musculação relaciona-se com o exercício de puxador dorsal. Ainda hoje algumas pessoas preferem realizar o exercício puxando a barra à nuca, em detrimento de a levarem até ao nível do peito.

E sinceramente, não há motivo para o fazer… Isto porque levando a barra ao peito conseguimos uma maior participação muscular dos músculos grande dorsal, grande redondo e bicípite braquial (Signorile., F.; 2002), assim como evitamos o excesso de stress na articulação do ombro, sobretudo no ligamento gleno-umeral inferior e cápsula articular (Gellert, 2008), e na zona cervical.

À luz destes dados científicos, zelando pela saúde das suas articulações e visando o rendimento máximo, a opção pela realização do exercício de puxada à frente é óbvia!
 

Rodrigo Ruivo


Signorile, JF. AJ Zink, and SP. Szwed (2002). A comparative electromyographical investigation of muscle utilization pattern using various hand positions during the lat pull-down. J Strenght Con Res. 16(4):539-546.